terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Marcelo Jeneci


Não conhece ainda? Certamente você conhece ao menos uma música dele: "Amado", uma parceria com Vanessa da Mata que virou hit (Como pode ser gostar de alguém e esse tal alguém não ser seu?). Entretanto, só fui apresentado a Marcelo Jeneci há pouco tempo! De cara, me apaixonei pela música "Felicidade", tanto que dediquei um post a ela (clique aqui pra visualizar). Mas nem só desta maravilhosa canção, vive Jeneci!  Pra começo de conversa, o CD dele é muito bom! Ouça só que música linda: "Pra Sonhar" (Marcelo Jeneci), na voz de Jeneci e Laura Lavieri! Este video foi feito por alguém de muita sensibilidade que casou as imagens com a música e serve perfeitamente como um clipe extra-oficial:


Agora ouça "Dar-te-ei" (Marcelo Jeneci / Helder Lopes / Verônica Pessoa / José Miguel Wisnik), com  cara de Roberto Carlos, mesóclise e tudo:


E minha nova paixão, "Show de Estrelas" (Marcelo Jeneci):


"Todos nós a brilhar, somos seis bilhões de estrelas"... simplesmente fantástico! Eu estou a cada dia mais fã dessa cara! Baixe aqui o CD "Feito pra Acabar" e conheça um pouco mais!
Beijos e abraços pra quem curtiu! Valeu, gente!!!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A música de GONZAGUINHA


Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, o Gonzaguinha, filho de Gonzagão, neto de Januário, cantor e compositor. Crítico, ácido, vária vezes censurado: "Mas sonha que passa ou toma cachaça! Agüenta firme, irmão, na oração: Deus tudo vê e Deus dará. Ou então acha graça, é tão pouca a desgraça". Dono de uma sensibilidade ímpar: "E aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente... Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas.  E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá! E é tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar". Cantou o amor: "É um carinho guardado no cofre de um coração que voou, é um afeto deixado nas veias de um coração que ficou, é a certeza da eterna presença da vida que foi na vida que vai, é a saudade da boa, feliz cantar"; a vida: "Somos nós que fazemos a vida como der, ou puder, ou quiser... Sempre desejada, por mais que esteja errada! Ninguém quer a morte, só saúde e sorte..."; o cantar: "E se eu chorar e o sal molhar o meu sorriso, não se espante, cante que o teu canto é a minha força pra cantar.  Quando eu soltar a minha voz, por favor, entenda: é apenas o meu jeito de viver o que é amar". Saudades sempre!

1 - Explode Coração (Gonzaguinha) - Maria Bethânia
2 - Sangrando (Gonzaguinha) - Simone
3 - Redescobrir (Gonzaguinha) - Elis Regina
4 - E Vamos à Luta (Gonzaguinha) - Alcione
5 - Pense n'Eu (Gonzaguinha) - Luiz Gonzaga e Gonzaguinha
6 - De Volta ao Começo (Gonzaguinha) - Gal Costa
7 - Ponto de Interrogação / Começaria Tudo Outra Vez (Gonzaguinha) - Emílio Santiago
8 - O Que É, o Que É? (Gonzaguinha) - Zizi Possi
9 - Lindo Lago do Amor (Gonzaguinha) - Tim Maia
10 - Espere por mim Morena (Gonzaguinha) - Fagner
11 - Feliz (Gonzaguinha) - Leila Pinheiro
12 - Caminhos do Coração (Gonzaguinha) - Falamansa
13 - O Homem Falou (Gonzaguinha) - Maria Rita
14 - Um Sorriso nos Lábios (Gonzaguinha) - Verônica Ferriani


Abração, minha gente!!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

35 anos sem Maysa


Não, gente, o blog não se tornou especialista em efeméride! Mas como eu sou especialista em me repetir e no domingo se completaram 35 anos do acidente que calou a voz de Maysa, tenho que prestar minhas homenagens, assim como fiz à Elis. Maysa tinha um timbre de voz melancólico, característica que valorizava suas gravações, marcadas pela interpretação dramática e pelas melodias um tanto "ressentidas". A clássica "Meu Mundo Caiu", de sua autoria, é um exemplo perfeito:


No início dos anos 60, Maysa se aproxima da Bossa Nova, sendo uma das responsáveis pelo lançamento do gênero no exterior. A canção "O Barquinho" (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli) é uma referência:


Pra fechar com chave de ouro, "Ne me Quitte Pas" (Jacques Brel), um clássico da música francesa:


Única, não é mesmo?
Em tempo, efeméride é a comemoração de um fato, de um acontecimento que aconteceu em determinada data, tias como o nascimento ou a morte de alguém.
Nos vemos de novo amanhã! Abraços!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

30 anos sem Elis


Na última semana, no dia 19 de janeiro, pra ser mais exato, completaram-se 30 anos da partida de Elis Regina. E como costuma acontecer com os grandes ídolos, ainda hoje a Pimentinha arregimenta uma multidão de fãs, muitos dos quais sequer tinham nascido naquele já distante ano de 1982. É por essas e outras que Elis é considerada inigualável, talvez a maior cantora da Música Popular Brasileira. Não cabe a mim nem a essa postagem fazer esse tipo de eleição; cabe apenas homenagear e relembrar o mito Elis. Como, por exemplo, esquecer sua interpretação marcante de "Arrastão (Edu Lobo / Vinícius de Moraes) no I Festival de Música Popular Brasileira, em  1965, na TV Excelsior?


Ou cantando "É com Esse que eu Vou" (Pedro Caetano) no programa Ensaio da TV Cultura, em 1973?


Mas, provavelmente, a lembrança mais viva e mais marcante em nossa memória seja de Elis cantando "Atrás da Porta" (Chico Buarque / Francis Hime) com toda a emoção, regada em lágrimas, demonstrando todo o seu talento e verdade:


Saudades!!!
Até mais, gente!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A música de RENATO RUSSO II


Hoje eu volto a me repetir! É que tem certas coisas que são impossíveis de não se fazer de novo. Renato Russo deixou um espaço vazio que nunca será reocupado. Por isso mesmo que ele é tão regravado.  Em outubro, em lembrança aos 15 anos de sua partida deste plano, fiz uma postagem com uma seleção de composições do ídolo de uma geração. Como de costume, muita coisa ficou de fora e é por isso que eu me repito! Renato merece um bis! Segue então uma nova seleção (que, definitivamente, não é mais do mesmo!):

1 - Mais uma Vez (Flávio Venturini / Renato Russo) - 14 Bis e Renato Russo
2 - Mais do Mesmo (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Renato Rocha / Marcelo Bonfá) - Sandra de Sá e Lobão
3 - 1° de Julho (Renato Russo) - Cássia Eller
4 - Tempo Perdido (Renato Russo) - Paulo Ricardo
5 - Gracias por Pensar en Mi - A Via-Láctea (Ricky Martin / Renato Russo) - Ricky Martin
6 - Eu Sei (Renato Russo) - Pato Fu
7 - Geração Coca-Cola (Renato Russo) - Herbert Vianna e Jam 80
8 - Índios (Renato Russo) - Lulu Santos
9 - Por Enquanto (Renato Russo) - Zélia Duncan
10 - Que País é Esse? (Renato Russo) - Capital Inicial
11 - Eduardo e Mônica (Renato Russo) - Biquini Cavadão
12 - Monte Castelo (Luiz de Camões / Renato Russo) - Cidade Negra
13 - Angra dos Reis (Renato Russo / Renato Rocha / Marcelo Bonfá) - Leila Pinheiro
14 - Quase sem Querer (Dado Villa-Lobos / Renato Rocha / Renato Russo) - Maria Gadú


Belas recordações para todos!
Abraços e boa noite!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Mais uma vez, the Mistery Guitar Man


Três vezes já é demais, não? Não! Não mesmo! O cara é fera!! Tem tantos videos bons que fica difícil eu não me repetir. Poxa, a última postagem foi em setembro!!! Já deu pra sentir vontade de assistir algumas loucuras do nosso Joe Penna, né? Primeiro este video fantástico em que ele recria o clipe de "Bohemian Rapsody" (Freddie Mercury) do Queen. É MUITO BOM!!! Confira:


Agora veja a performance de "Beat It" de Michael Jackson:


Legal demais né?? Espero que tenham curtido!!! Uma boa noite!!
Tchau, tchau!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Enciclopédia musical: ORIXÁS II


"Os orixás são cultuados no Candomblé, uma religião derivada do animismo africano. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo. Cada nação africana tem como base o culto a um único orixá. A junção dos cultos é um fenômeno brasileiro em decorrência da importação de escravos onde, agrupados nas senzalas nomeavam um zelador de santo também conhecido como babalorixá no caso dos homens e yalorixá no caso das mulheres".

* * * 

A música brasileira está fortemente permeada por influências africanas, especialmente as de origem religiosa. Por isso mesmo os orixás são temas recorrentes em nossas canções. Já foi publicado aqui no blog uma primeira seleção de músicas sobre o tema (para ver primeira postagem clique aqui). Mas como disse lá, ainda tinha uma penca de música para mais alguns tópicos! Pois bem, vamos à segunda seleção:

1 - Canto de Oxum (Toquinho / Vinícius de Moraes) - Toquinho e Vinícius de Moraes
2 - Iansã (Caetano Veloso / Gilberto Gil) - Maria Bethânia
3 - Conto de Areia (Toninho / Romildo Bastos) - Clara Nunes
4 - Babá Alapalá (Gilberto Gil) - Gilberto Gil
5 - Lenda das Sereias, Rainha do Mar (Arlindo Velloso / Vicente Mattos / Dinoel) - Marisa Monte
6 - São Jorge (Claudinho Azeredo / Paulo César Pinheiro) - Alcione
7 - Dois de Fevereiro (Dorival Caymmi) - Baby do Brasil
8 - Mamãe Oxum (Domínio Popular / Zeca Baleiro) - Zeca Baleiro e Chico César
9 - Caminhos do Mar (Dudu Falcão / Danilo Caymmi / Dorival Caymmi) - Gal Costa
10 - Raiz (J. Velloso / Roberto Mendes) - Mariene de Castro
11 - Muito Obrigado Axé (Carlinhos Brown) - Ivete Sangalo e Maria Bethânia
12 - Deixa a Gira a Girá (Domínio Popular) - Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro
13 - Orixá de Frente (Roque Ferreira) - Roberta Sá
14 - Boa Reza* - Seu Jorge e Vanessa da Mata


Salve, salve!
Tchau, pessoal!

* Eu vasculhei a internet mas não consegui descobrir quem são os compositores desta música! Vou ficar devendo.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

2Cellos: reinventando hits


Luka Sulic é esloveno. Stjepan Hauser é croata. O que eles fazem? Tocam violoncelo. "Música erudita", você deve ter pensado. Pois se enganou! Eles tocam... rock! A dupla 2Cellos simplesmente reinterpretam, ou melhor, reinventam hits do rock tocando somente seus violoncelos! E sem perder o vigor!!! Ouça Smells Like Teen Spirit (Dave Grohl / Krist Novoselic / Kurt Cobain) do Nirvana e tire suas próprias conclusões:


Puro rock'n roll, né? Agora é a vez de With or Without You (Bono / The Edge / Adam Clayton / Larry Mullen Jr.) do U2:


E agora, Viva la Vida (Guy Berryman / Jonny Buckland / Will Champion / Chris Martin) do Coldplay:


Pra quem curtiu, segue o link pra baixar o CD completo da dupla!
Até logo!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A música de GILBERTO GIL


Alô, meus amigos! Um feliz 2012 para todos! Depois de um tempinho de ausência por conta de um necessário recesso de final de ano, estou de volta com o Experimentos Musicais. E voltamos com ninguém mais, ninguém menos que Gilberto Passos Gil Moreira! Baiano de Salvador, doce bárbaro, tropicalista, cantor, compositor, político, cantou nos festivais, foi preso e exilado... Eis algumas das muitas faces de Gilberto Gil. Trago nessa postagem o seu lado compositor! Tanta coisa ficou de fora! Certamente terei que voltar com outra postagem qualquer hora dessas. Mas baixe e veja que beleza que ficou a seleção!

1 - Soy Loco por ti América (Gilberto Gil / Capinan) - Caetano Veloso
2 - Viramundo (Gilberto Gil / Capinan) - Elis Regina
3 - Divino, Maravilhoso (Caetano Veloso / Gilberto Gil) - Gal Costa
4 - Abri a Porta (Gilberto Gil / Dominguinhos) - A Cor do Som
5 - Tempo Rei (Gilberto Gil) - Amelinha
6 - A Paz (Gilberto Gil / João Donato) - Zizi Possi
7 - Super Homem - A Canção (Gilberto Gil) - Zélia Duncan
8 - Esotérico (Gilberto Gil) - Kid Abelha
9 - Cérebro Eletrônico (Gilberto Gil) - Marisa Monte
10 - Nos Barracos da Cidade (Gilberto Gil / Liminha) - Cidade Negra
11 - Andar com Fé (Gilberto Gil) - Carla Visi
12 - Vamos Fugir (Gilberto Gil / Liminha) - Skank
13 - Se eu Quiser Falar com Deus (Gilberto Gil) - Daniela Mercury
14 - Domingo no Parque (Gilberto Gil) - Banda de Boca


Até mais, meu povo! Tô de volta!