segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os discos mais relevantes das últimas décadas

Na semana passada, o blog Música em Prosa me lançou o "desafio" de listar os discos mais relevantes das últimas seis décadas. Eu gostei da ideia! Mas, na minha postagem, o conceito de relevância vai ser algo extremamente pessoal, bem condizente com a minha experiência e com o que me marcou. Então, a seleção que fiz é daquilo que é mais relevante pra mim, sem preocupações com a relevância histórica ou a capacidade de influenciar a cena musical. E como o critério é eminente pessoal, me abstive de apontar discos das décadas de 50 e 60. Infelizmente não me senti à vontade para tanto. Restrinjo-me, portanto, às últimas quatro décadas, e, para compensar, aponto dois discos: um nacional e outro estrangeiro. Na postagem do Música em Prosa, há uma comparação entre a opinião do Blog e a da revista VIP. Sinto em informar que a minha lista bate, nas últimas três décadas, ora com um, ora com outro.

DÉCADA DE 70
A década de 70 foi marcada pela contestação. Na música brasileira, há a consolidação da chamada Música Popular Brasileira. Por isso mesmo, inúmeras obras poderiam ser indicadas aqui. Mas, dentro do meu critério estritamente pessoal, meu disco é "Novo Aeon" de Raul Seixas (1975). A faixa título, "Tente Outra Vez", "A Maçã", "Eu Sou Egoísta", "Tu És o MDC da minha Vida", "Para Nóia", todas elas num mesmo disco e falando em mim ao seu modo. Toca Raul!!!!!!


Na música internacional, poderia ser outro que não "The Dark Side of the Moon", do Pink Floyd (1973)? Dispensam-se os comentários!


DÉCADA DE 80
Aqui, eu e a VIP acabamos concordando. "Dois" do Legião Urbana (1986) é talvez o disco que melhor represente o rock brasileiro dos anos 80: "Daniel na Cova dos Leões", "Quase sem Querer", "Eduardo e Mônica", "Tempo Perdido", "Índios"... falam por si só!


Na cena internacional, dominada por Michael Jackson e Madonna, eu fico com Dire Straits, "Brothers in Arms" (1985). Definitivo!


DÉCADA DE 90
Agora é a vez de concordar com o "Música em Prosa". "Verde Anil Amarelo Cor-de-Rosa e Carvão" de Marisa Monte (1994) é uma síntese musical! É a cara da musicalidade brasileira, mas com a cara voltada pra frente e pra o mundo. Atualíssimo sempre!


E o que vem de lá de fora? Fico com "Out of Time" do R.E.M (1991). Só "Losing my Religion" já é suficiente pra abonar a escolha.


DÉCADA DE 2000
E agora eu volto a concordar com a VIP. Em princípio, fiquei na dúvida se não preferia o "Ventura", Mas "Bloco do Eu Sozinho"  dos Los Hermanos (2001) já nasceu clássico, marcante! Rompendo a lógica da receita fácil de sucesso experimentada com o hit "Anna Júlia", eles investiram no som elaborado, marcado por influências do samba, uma dose de dor-de-cotovelo e muita, mais muita, emoção pra dar! "Todo Carnaval tem seu Fim", "A Flor", "Retrato pra Iaiá", "Sentimental", e o supra-sumo, "Casa Pré-Fabricada", estão reunidos nesse álbum!


Para encerrar esta minha seleção extremamente passional, Coldplay e "A Rush of Blood to the Head"!


E era isso por hoje!
Beijos!

2 comentários:

  1. Gostei da seleção... é um bom desafio... eu vou acabar colocando minha seleção também de música internacional. Abraço!

    ResponderExcluir