quinta-feira, 16 de junho de 2011

A música de CARLINHOS BROWN

CARLINHOS BROWN



Você é do time dos que jogariam garrafas em Carlinhos Brown? É uma pena... Tudo bem não gostar da música dele, afinal gosto não se discute. Mas daí a agredir uma pessoa por um motivo tão fútil (como se qualquer motivo para a agressão não o fosse) vai uma distância enorme. Confesso que em 2001, ano em que ocorreu esse lamentável episódio, eu não conhecia suficientemente bem a obra do artista. Hoje eu sou fã! E não poderia ser diferente. Não pode ser à toa que boa parte das grandes estrelas da música brasileira tenha rendido à sua musicalidade. Pena que passados dez anos do acontecido no Rock in Rio, Carlinhos parece ainda carregar o estigma. Em 2007-8, os Paralamas do Sucesso e Titãs fizeram uma turnê em conjunto pelo Brasil, sempre contando com convidados. No show daqui de Salvador (eu fui, é claro) as participações ficaram por conta de Marcelo Camelo e Carlinhos Brown. Quando Herbert Vianna convidou Brown ao palco, ouviu-se uma sonora vaia para o cantor... sem motivo algum aparente. Mais estranho ainda foi perceber que o mesmo público que vaiou, foi à loucura já nos primeiros acordes de "Uma Brasileira". Pra mim, fica claro que reina o preconceito e o desconhecimento. Os ardorosos fãs dos Paralamas que ali estavam, sequer sabiam que o hit é uma parceria de Vianna e Brown!! Então, não é hora de conhecer a música de Brown? De repente você deixa de jogar garrafas e passe, assim como eu, a jogar confetes...

1 - Meia Lua Inteira (Carlinhos Brown) - Caetano Veloso
2 - Magalenha (Carlinhos Brown) - Elba Ramalho
3 - E.C.T. (Carlinhos Brown / Marisa Monte / Nando Reis) - Cássia Eller
4 - Maria de Verdade (Carlinhos Brown) - Marisa Monte
5 - O Silêncio 
(Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown) - Arnaldo Antunes
6 - Taxi 
(Carlinhos Brown / Lui Muritiba) - Belô Velloso
7 - Margarida Perfumada 
(Cícero Menezes / Carlinhos Brown) - Emílio Santiago
8 - Hawaii e You 
(Carlinhos Brown) - Simone
9 - Pretoriana 
(Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown) - Davi Moraes
10 - Aganju 
(Carlinhos Brown) - Bebel Gilberto
11 - Uma Brasileira 
(Carlinhos Brown / Herbert Vianna) - Los Hermanos
12 - Amantes Cinzas 
(Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown) - Vânia Abreu e Marcelo Quintanilha
13 - Quanto ao Tempo 
(Carlinhos Brown / Michael Sullivan) - Os Paralamas do Sucesso
14 - Muito Obrigado Axé 
(Carlinhos Brown) - Ivete Sangalo e Maria Bethânia


Para baixar a seleção:

http://www.4shared.com/file/W6uUoqi6/04_-_Carlinhos_Brown.html


É sempre bom relembrar o que aconteceu naquele 14 de janeiro de 2001 para que nunca mais se repita:


Pra quem estiver com preguiça de assistir ao video, as palavras de Brown:
“Eu sou da Paz! Eu jogo amor, não jogo nada em ninguém, só jogo amor! [...] Pode jogar o que você quiser que eu sou da paz e nada me atinge. Nada me atinge! Eu sou da paz! Olha, não adianta gostar de nada quando se é ignorante, quando não se tem juízo, quando não se pensa, quando não raciocina. Não adianta gostar de nada. Tem que ser pelo amor. Vocês que gostam de rock, vocês têm muito que aprender na vida. Aprender a respeitar o ser humano, dizer não à violência e dizer sim ao amor. Acredite na vida, gente".

6 comentários:

  1. Poxa! Infelizmente, concordo totalmente com vc! As pessoas não gostam da música de Carlinhos Brown sem conhecer o que ele faz. Confesso que eu mesma tinha um certo preconceito com o cantor da música "Água mineral". Acho que ele ter ficado famoso com músicas desse tipo ofuscaram todo o seu rico trabalho como compositor e cantor também! Concorda?
    Mas foi graças a você que, agora, posso dizer que sou fã desse talentoso artista! Não gostava por puro desconhecimento... Aproveito para te agradecer por tê-lo me apresentado.
    Espero que esse post consiga cumprir sua missão! Muitos confetes a Brown!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Pati!
    Quero que cada vez mais pessoas joguem confetes junto com a gente!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais do que oportuno, Gui, justíssima homenagem e bela lição de tolerância. Parabéns pelo artigo, grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita, Junior!
    Volte sempre, meu amigo!
    Abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Realmente esse episódio foi lastimável dentro da programação do Rock In Rio, mas como sempre o carlinhos tirou de letra e foi muito interessante as palavras deles qdo ele se refere à brasilidade naquele momento, pois o que vinha acontecendo foi um festival de americanidades fazendo com que o pessoal renegasse à sua brasilidade

    ResponderExcluir